sábado, 5 de novembro de 2011

Telefonia 3G chega em Onça de Pitangui

Neste sábado, 05 de novembro de 2011 foi dado início ao uso da frequência de sinal telefônico 3G na cidade de Onça de Pitangui. Isso quer dizer que os tempos de sinal analógico está chegando ao fim, que a partir de agora a cidade possui uma nova e recente tecnologia para telefonia móvel. Apesar de o sinal 3G começar a ser implantado no Brasil desde o ano de 2007, Onça de Pitangui só conheceu a  telefonia móvel a partir desse mesmo ano. Isso com a implantação da primeira antena de celular da operadora OI. Pouco tempo depois a operadora VIVO também se instalou na cidade.

Antena da operadora OI instalada no Centro da Cidade.




















 Vantagens de uma Rede 3G: 
Antigamente a telefonia móvel utilizava o padrão GSM (Conhecida como Sistema 2G, ou Rede Analógica), Trata-se de um sistema lento com pouca capacidade para transmissão de dados, além de um número pequeno de  aparelhos conectados por voz.
Já o Sistema 3G suporta um número bem maior de aparelhos ligados a sua rede e uma enorme capacidade para transmissão de dados.
Um exemplo disso é você fazer uma chamada de vídeo com seu telefone ou acessar a internet com um mini-modem 3G.

VIVO sai na Frente:
Quem deu início ao uso de sinal 3G em Onça de Pitangui foi a operadora VIVO, com sua antena instalada na Serra da Santa Cruz, tem uma área de cobertura bem grande na cidade atingindo alguns trechos da Rodovia BR-352 e alguns povoados próximos.
Antena da Operadora Vivo na Serra da Santa Cruz

INTERNET:
Quem provavelmente ficou feliz com a notícia são as pessoas que tem Computador ou Notebook. Pois com  a ativação da nova rede, a velocidade de acesso às páginas da web ficou bem superior a atual velocidade fornecida na cidade.

Veja abaixo a comparação das velocidades de internet disponíveis em Onça de Pitangui até a data dessa postagem:

Oi Velox:
Velocidade: 286.18kbps*
Acesso: Via Cabo/Modem/Telefonia Fixa/Analógica.

Internet Fornecida pela Prefeitura Municipal de Onça de Pitangui:
Velocidade: 277.80kbps* (Velocidade varia para mais ou para menos conforme o número de computadores ligados a rede).
Acesso: Via rede Wi-Fi,

NETCETERA:
Velocidade: A partir de 150kbps até 2Mbps
Acesso: Via rede Wi-Fi
Desvantagem: Preço.

Vivo 3G:
Velocidade: 810.59kbps*, 960,10kbps*
Acesso: Via Mini Modem.

(* Velocidades Aproximadas).

Agora o próximo passo é a implantação do Sinal de TV Digital. Para isso falta pouco, pois a cidade já possui o link de sinal digital nas Antenas do povoado de Serra (Área conhecida como Antena da EMBRATEL). O Link vem de Divinópolis e pode facilmente ser fornecido pela TV Integração e TV Alterosa. Para isso deve ser comprado um RECEPTOR/TRANSMISSOR de Sinal Digital e efetuar sua instalação na Serra da Santa Cruz.

Um comentário: